22 de maio de 2025

Na manhã desta quinta-feira (22), o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari (COINTA) promoveu, em Coxim/MS, uma Assembleia Extraordinária do Conselho Regional de Promoção da Igualdade Racial – CRPIR.

A reunião foi realizada na Casa dos Conselhos, reunindo representantes dos municípios consorciados, lideranças comunitárias e autoridades estaduais e municipais. Entre os presentes estiveram o titular da 2ª Promotoria de Coxim e membro do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Nupier) do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), Marcos André Santana Cardoso; a subsecretária de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso do Sul, Vania Lucia Baptista Duarte; o prefeito municipal de Coxim, Edilson Magro; e o secretário de Assistência Social de Coxim, Ademir Peteca.

Durante a assembleia, foram discutidos temas centrais para o avanço das políticas públicas de igualdade racial, como a regulamentação do Selo de Promoção da Igualdade Racial, que reconhecerá instituições comprometidas com práticas inclusivas; a parceria com o SENAC, que visa ampliar o acesso à capacitação profissional; e outros assuntos estratégicos de interesse do CRPIR.

O presidente do Cointa e prefeito de Camapuã, Manoel Nery, destacou a importância do momento:
“O COINTA tem sido protagonista na implementação de políticas de igualdade racial no estado. Essa assembleia demonstra nosso compromisso contínuo em fortalecer ações concretas e garantir que nossas comunidades sejam contempladas com respeito, oportunidade e dignidade. A presença das autoridades reforça que estamos no caminho certo.”

O coordenador adjunto do COINTA, Cleiton Oliveira dos Santos, também enfatizou a relevância da participação coletiva para o fortalecimento do conselho. “As decisões tomadas aqui são fruto de diálogo e cooperação. O CRPIR é um instrumento poderoso para transformações sociais e seguimos empenhados em promover avanços reais em nossa região.”

O COINTA reafirma seu papel como o primeiro consórcio público do Brasil a aderir ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR) e segue atuando de forma integrada para garantir equidade, justiça e inclusão nos municípios da Bacia do Taquari.