17 de dezembro de 2024
Durante a última Assembleia de 2024, realizada na sexta-feira (13), o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari (COINTA), celebrou um marco importante para a agroindústria regional com a entrega de certificados de inspeção de produtos de origem animal a três empreendimentos. A concessão desses registros reforça a segurança sanitária, amplia o mercado de atuação dos estabelecimentos e valoriza a produção local.
Supermercado Nantes, de Coxim, recebe registro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) O supermercado Nantes, de propriedade de Tayana Nantes, foi agraciado com o certificado de registro no Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal executado pelo COINTA, sob o número 0084. O título reconhece o estabelecimento como uma unidade de beneficiamento de carne e produtos cárneos que atende às exigências regulamentares em vigor. Esse reconhecimento permite que o supermercado amplie sua atuação no mercado regional com produtos inspecionados e certificados, garantindo qualidade e conformidade com os padrões sanitários.

Estância Shalom Farm Taste de Bandeirantes conquista selo SISBI-POA A queijaria Estância Shalom Farm Taste, localizada em Bandeirantes, foi contemplada com o certificado do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Com este selo, a queijaria está autorizada a comercializar seus produtos em todo o território nacional. Esse avanço representa uma oportunidade de expansão para novos mercados, evidenciando a qualidade e a excelência dos produtos da agroindústria.

Apiário São Francisco agora pode comercializar mel em todo o Brasil Outro destaque foi a entrega do certificado SISBI-POA ao Apiário São Francisco, registrado como unidade de beneficiamento de produtos de abelhas, sob o número 0067. Localizado em Figueirão, o Apiário agora pode comercializar seu mel para todo o território nacional, consolidando sua participação no mercado e contribuindo para o fortalecimento do setor.

O presidente do COINTA, Enelto Ramos da Silva, destacou a importância desses avanços. “A certificação agrega valor à produção local, gera novas oportunidades econômicas para os empreendedores e fortalece a economia dos nossos municípios. Esses certificados demonstram que estamos investindo em qualidade, em segurança e na competitividade da nossa região”, destacou.
“O COINTA celebra mais essas três certificações, destacando o compromisso com o avanço contínuo na produção e qualidade dos produtos de origem animal. Essas conquistas reforçam a importância de garantir a inocuidade dos alimentos, a preservação da saúde pública, a ampliação de mercados e o fortalecimento do desenvolvimento econômico da região”, destacou a médica veterinária, Jacqueline Rodrigues, coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal, o SIM-COINTA.