31 de agosto de 2019
O COINTA (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do rio Taquari) incluiu junto à Plataforma + Brasil SICONV, projeto completo para reestruturação e implementação da cadeia produtiva da piscicultura na Região Norte de Mato Grosso do Sul, por intermédio do MAPA (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento).
Em breve levantamento, ficou constatado que a região tem produção suficiente para a implantação de um frigorífico em Coxim para atender todos os municípios que fazem parte do COINTA. Pelo fato de Coxim ter uma cooperativa em funcionamento que em parceria com o consórcio – COINTA facilitará a modernização e o fomento da produção destes pequenos empresários, colocando-os em cenário nacional e internacional, considerando que temos mercado não só no Brasil, mas também em vários outros países do mundo.
A implantação deste frigorífico vem de encontro às diretrizes do programa, pois com o atual cenário de crise econômica nacional fica difícil para estes produtores conseguirem a implantação de um frigorífico sem o apoio do Governo Federal. O COINTA, analisando a necessidade e vendo a crescente demanda no consumo de pescado, buscou junto ao Ministério da Agricultura, através da Ministra Tereza Cristina – MAPA a aquisição destes equipamentos para que em conjunto com a cooperativa já existente, possa não só fomentar a produção, mas também incentivar a cadeia produtiva da piscicultura com a adesão de novos produtores ao programa, pois temos na região norte do estado de Mato Grosso do Sul uma riqueza enorme com o potencial da qualidade dos recursos hídricos sendo ainda poucos explorados. Assim a implantação da indústria e fortalecimento da cadeia produtiva da piscicultura trará benefícios à toda população dos dez municípios participantes do consórcio com uma perspectiva de crescimento econômico e social, através da geração de emprego e renda, afirmou o presidente do COINTA, Mário Kruger.

